Os Fóruns Econômicos

Apreender para praticar Economia Associativa

Imagine ECONOMIA ASSOCIATIVA como um caminho de conhecimento e prática e não como maaaaaaais... um modelo teórico/abstrato que não cabe na vida real. Queremos aprender praticando um caminho criativo..!

Você poderá juntar-se aqui a outros que também querem ver a economia atual incluir o ser humano e assim tornar-se capaz de promover a Regenerabilidade Ambiental e Social.

Objetivo dos Fóruns de Economia Associativa:  Criar espaços de encontro (virtuais e presenciais) para o estabelecimento de acordos entre Consumidores, Comerciantes, Produtores e/ou seus representantes, visando, basicamente, identificar e satisfazer necessidades expressas que, por sua vez, sejam compatíveis com a regenerabilidade ambiental e social.

Tão simples quanto isso!

Já existem vários movimentos similares caminhando nesse sentido em todo o mundo. Temos os exemplos do MOVIMENTO VIDA que se expandiu por toda a região sul do país, dos CSA's, nos quais consumidores se comprometem com uma agricultura regenerativa, da ECONOMIA SOLIDÁRIA com inúmeros projetos, da ECONOMIA DO BEM COMUM, dos BANCOS SEM FINS LUCRATIVOS, etc., etc.

O objetivo da Rede Associativa Chão e Genteé oferecer oportunidades de aprendizado, troca de experiências, encaminhamento prático e integração desses impulsos por meio de Fóruns Econômicos presenciais e virtuais.

Mostrou-se der frutífero começar com alimentos de origem agrícola e serviços locais.

Como funcionam os Fóruns Econômicos ?

1 - Apreender...
...conhecendo os processos econômicos da sua localidade/região
...estudando relatos e textos de Economia Associativa (que podem ser disponibilizados nestes sites)
...compartilhando experiênciasrealizadas em situações econômicas reais

2 - Praticar...
...identificando as necessidades dos Consumidores participantes e as possibilidades de que os ProdutoreseComerciantes participantes dispõe para atendê-las.
...estabelecendo acordossobre condições de fornecimento, logística e preços superando a irracionalidade dos mercados anônimos atualmente vigentes.

Como participar?

1 - dos Fóruns Econômicos Presenciais:
As reuniões presenciais (locais/regionais) acontecem, em geral (dependendo do grupo), 4 vezes por semestre (no 1o semestre: em março, abril, maio e junho e no 2o semestre: em agosto, setembro. outubro e novembro).

Atualmente existe um grupo em São Paulo-SP e outro em Botucatu-SP.

Basta aparecer no dia e, de preferência, tendo estudado o respectivo texto comunicado. Você também pode mobilizar um grupo local com Consumidores e Empreendedores que queiram participar do Fórum Presencial para apreender e praticar Economia Associativa na sua região.

2 - dos Fóruns Virtuais (www.redecg.net.br):
... Fórum Econômico Geral (Brasil) - (que está disponível para os PARTICIPANTES em todo o Brasil) - dará suporte aos estudos (acompanhando o ritmo das Reuniões Presenciais) e trocas de experiências (indicações de leitura, textos de apoio, relatos de experiências etc.).

... Fórum Virtual (FEA Regional) possibilita a troca de experiências entre os participantes em cada região visando fortalecer e estabilizar os processos econômicos entre Consumidores e Empreendedores (como Agricultores Biodinâmicos e Orgânicos, Comerciantes e Prestadores de Serviços) identificados com o objetivo de promover a REGENERABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL.

Participe conosco da mudança que você quer ver acontecer no mundo.

Inscreva-se como PARTICIPANTE da Rede CeG na sua região. (veja como)

A sua participação é da maior importância!

Marco Bertalot-Bay
Economista Pela Equipe Elo


Assine o nosso informativo: