Como foi o Módulo 2 da Turma 64

Temos a grata satisfação de publicar alguns depoimentos de participantes da Turma 64, após a realização do módulo 2.

Obrigado amigos e até o próximo módulo!
Equipe Elo.

curso de agricultura biodinamica t64 m2

Karen Sternfeld Weintraub (SP)

Acabo de retornar da vivência do módulo 2 do curso de biodinâmica em Botucatu. Fora a saudades da turma, a maravilhosa comida da Silvana e de poder ver as estrelas todas as noites, fiquei pensando como esse segundo módulo foi muito mais proveitoso que o primeiro. Senti-me muito mais inteirada dos assuntos e conteúdo das aulas, o estudo entre módulos é muito valioso.

Me pareceu que as aulas teóricas e práticas conversavam muito entre si e o conteúdo do curso foi ficando bastante redondo! Sinto-me grata a todos os sábios professores que temos acesso, e pela vivência desses intensos sete dias. Voltei para minha realidade muito mais segura e animada para seguir meu projeto biodinâmico.

Alessandra Nunes Ribeiro Walter (RS)

Desde o final do primeiro módulo do Curso de Agricultura Biodinâmica, eu sabia que retornar ao Instituto Elo para vivenciar o segundo módulo seria algo especial. A experiência da primeira semana de curso já mostrou que o foco do aprendizado não se restringiria à agricultura, mas também estávamos sendo convidados a percorrer um longo caminho de auto-conhecimento.

Neste segundo módulo, houve um aprofundamento dos conhecimentos sobre o solo e adubação, bem como um estudo detalhado sobre as plantas. Abordamos desde a estrutura físico-química das plantas, até as interferências mais sutis no desenvolvimento das mesmas. Fizemos um trabalho intenso com os preparados biodinâmicos, aprendendo a prepará-los e compreendendo melhor suas finalidades. A prática de observação fenomenológica foi outro ponto alto deste módulo, pois estamos desenvolvendo a habilidade de olhar as coisas ao nosso redor como elas realmente são – ou estão naquele momento -, deixando pré-conceitos e julgamentos de lado.

A aula de astrologia foi outro marco para mim, já que poucas vezes havia olhado para o céu com tanta atenção, mesmo sempre tendo gostando de olhar as estrelas... E começar a entender um pouco sobre as constelações e o movimento dos planetas foi fascinante! Outra disciplina que me marcou muito é sobre Antroposofia, pois ela nos faz refletir sobre temas profundos e que despertam nossa consciência.

O acesso a todos esses conhecimentos teórico-práticos, somados à competência e boa vontade dos professores em transmitir sua sabedoria, criam condições (mesmo para os alunos que não tinham conhecimento prévio sobre os temas) para compreendermos o conteúdo de maneira não só intelectual, mas de maneira a integrarmos os mesmos nas nossas vidas. Estamos aprendendo – e muito – sobre Agricultura Biodinâmica, mas considero este curso muito mais que uma especialização profissional, vejo-o como uma escola para o desenvolvimento pessoal e espiritual de todos aqueles que se abrem para esta experiência.

Michele Marchi (SC)

Neste momento da minha vida, a mesma e eu junto, me colocaram em um profundo mergulho na antroposofia, participando no mesmo tempo de vivências na pedagogia social na escola Waldorf, do curso básico de antroposofia e este curso da agricultura biodinâmica. Cada vez mais convencido que o que estamos fazendo é aprender a mudar a visão de nós mesmos e do mundo em que estamos vivendo e como cada um pode lidar com isso.
É algo de mágico ver como, com relativamente poucos conceitos básicos, usados e desenvolvidos sob diferentes pontos de observação, aplicados nas mais diferentes áreas da vida humana, a Antroposofia possibilita uma interpretação e interação com a realidade de cada um muito mais íntima, sensível (graças ao nitrogênio....!), rica, plena, harmoniosa.
E a mágica maior é que cada um de nós, é chamado nessa "brincadeira", a juntar todos os pontinhos e os conceitos aprendidos, para formar uma imagem do todo, que ganha vida só com eu no meio interagindo, e que é o resultado da integração dos conceitos, da compreensão dos mesmos, e da atuação pessoal de cada um.

O curso de biodinâmica me parece muito bem organizado e completo, as pessoas que proporcionam o mesmo muito preparadas e interessantes, cada um mostrando na vida real os resultados do auto-desenvolvimento que as práticas antroposóficas promovem. Com o segundo módulo começamos a aprofundar, compreendendo um bocadinho mais os conceitos e sobretudo enxergando as ligações que inter-correm entre as várias disciplinas propostas, que vão muito além de um simples curso de agricultura.

As aulas de arte, desenvolvendo sensibilidade, ritmo, cores, observação, auto-conhecimento e capacidade de se expressar.

Os estudos das palestras do Steiner e da Antroposofia, são profundos mergulhos nas profundezas do universo usando a agricultura e passando diretamente por nós mesmos.

A apresentação e explicação de modelos de aplicação prática na agricultura, feita por docentes que são os mesmos que desenvolveram e que aplicam todos os dias no trabalho deles como consultores ou produtores agrícolas, faz de contraponto as disciplinas mais teóricas acima mencionadas.

Na mesma linha as aulas de práticas agroflorestais e de agrossilvicultura nos mostram mais possibilidades de aplicação dos conceitos da agricultura biodinâmica.

Os pontos centrais do segundo módulo, do meu ponto de vista: observação fenomenológica e os preparados biodinâmicos. A primeira pode ser a prática para uma vida mais consciente e presente, além de ser, até que eu entenda, a base de toda a antroposofia. As aulas práticas sobre os preparados foram a vivência de colocar a mão nas energias mais subtis que governam os mundos, se alinhando a elas e assim fazendo, colocando elas a trabalhar em nosso favor. Um jeito muito fino de lidar com a bosta....kkk...

A astronomia, juntando o céu com a terra, que não precisam de nós por estarem juntos, também aprendizagem aplicável muito além que só na agricultura...

E o mergulho profundo 7 dias seguidos, das 8h00 as 21h30, proporcionam um "imprinting" muito forte, além de formar um espírito de grande companheirismo entre os colegas, ganhando relacionamentos e trocas muito profundas.

Mais Informações sobre a Especialização em Agricultura Biodinamica

INÍCIO PRÓXIMA TURMA:
11 de novembro de  2017

Para descrição completa, datas e valores:
Crie sua conta

ou faça seu login:


Assine o nosso informativo:

Our website is protected by DMC Firewall!