Você quer conhecer a arte de cuidar da Terra?

Seja especialista na agricultura biodinâmica

Tornar-se um curador da terra 

Especialização Lato Sensu (pós para quem tem graduação) ou Extensão Universitária (para quem não tem graduação)

A Especialização em Agricultura Biodinâmica celebra 30 anos de história.

A Especialização em Agricultura Biodinâmica é oferecida pelo Instituto Elo em parceria com a Faculdade Galileu de Botucatu.

Mais do que uma introdução à arte de curar a terra, ela oferece uma complementação profissional e a possibilidade de elaborar o seu Projeto Biodinâmico junto aos docentes e colegas do curso.

Foi a primeira formação no Brasil e é a única reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura como curso de pós-graduação Lato Sensu.

São mais de 2 mil participantes que já se tornaram regeneradores da Terra através do conhecimento e da vivência desse caminho de praticar agricultura iniciado em 1924 pelo filósofo Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia.

Garanta sua vaga ainda hoje!

Um curso para regenerabilidade ambiental e social para além da sustentabilidade!

Ao todo são cinco módulos presenciais de sete dias realizados no Bairro Demétria, município de Botucatu-SP, ao longo de 18 meses.

As aulas, as refeições e a hospedagem são oferecidas na Casa Somé, sede do Instituto Elo.

Oferecemos em nosso portal materiais de estudo que complementam os módulos presenciais.

As inscrições estão abertas para a próxima turma.

RESERVE SUA VAGA

INÍCIO PRÓXIMA TURMA: 11 de novembro de 2017

Ao enviar o formulário abaixo, você receberá as informações para completar sua inscrição.

Inscreva-se como Novo Aluno EAB

Por favor, digite os dados abaixo para inscrever-se no plano Novo Aluno EAB.

Cronograma da Turma 67

Módulo 1: Terra - de 11 a 18 de novembro/2017
Módulo 2: Planta - de 17 a 24 de fevereiro/2018
Módulo 3: Animal - 7 a 14 de abril/2018
Módulo 4: Homem - 4 a 11 de agosto/2018
Módulo 5: Projeto - 27 de outubro a 5 de novembro/2018

 

Os cinco módulos de sete dias cada são realizados no decorrer de aproximadamente 18 meses. São 360 horas/aula presenciais (teóricas e práticas) e 90 horas/aula destinadas ao estudo individual e à elaboração orientada do Projeto Biodinâmico a título de Trabalho de Conclusão de Curso. Total 450 horas/aula.

 

Amplie o seu raio de ação e competência profissional diante das questões ambientais e sociais que atualmente demandam mudanças profundas em todas as frentes!

Turma 67 - Módulo 1 - de 11 a 18 de novembro de 2017

SMARTPHONES: Deslize a tela lateralmente para visualizar toda a tabela
Condição Especial com parcelas menores para inscrições antecipadas.
O valor do curso contempla 360 aulas presenciais em 36 dias de curso divididos em cinco módulos, mais o acesso a plataforma de estudos e a orientação de estudos individuais entre os módulos.
Até 30/09/17 Até 31/10/17 Após 31/10/17
20 x 740 19 x 779 18 x 823

Hospedagem opcional em nossa sede
Em nossa sede, os participantes ficam hospedados em quartos para até quatro pessoas, com hospedagem completa para os cinco módulos, com todas as refeições e pernoites dos 36 dias de curso.
Até 30/09/17 Até 31/10/17 Após 31/10/17
20 x 280 19 x 295 18 x 312

A mensalidade será reajustada pela inflação (IGPM) a partir da 13ª parcela.

As vagas são limitadas e confirmadas mediante o envio do comprovante do depósito da sua inscrição.

Faça sua reserva de vaga no formulário acima para completar sua inscrição.

Importante:
Se necessário, a data de realização do Módulo 1 pode ser adiada caso não tenhamos o número mínimo de inscritos.

Você pode se inscrever para participar somente do primeiro módulo presencial, sem assumir o compromisso financeiro do curso completo.
Acreditamos que no final da semana do Módulo 1, você terá uma ideia mais clara e objetiva sobre o que o curso de fato lhe oferece e se atende suas expectativas e necessidades profissionais e pessoais, podendo assim decidir se vai assumir o investimento total do curso completo e participar dos próximos módulos.

Por isso o seu compromisso financeiro com o preço total do curso completo e a sua matrícula definitiva são confirmados somente mediante a assinatura do contrato juntamente com a entrega dos documentos solicitados, ao final deste primeiro módulo.

Caso sua opção seja em não continuar, faremos o acerto financeiro de R$ 3.847,20 referente a esse primeiro módulo que você realizou, onde aproveitamos o valor que você já tenha depositado.

Aguardamos seu contato!
Equipe Elo.

A experiência obtida através da realização deste curso demonstrou que tanto os docentes quanto os participantes consideram frutífera a composição heterogênea das turmas.

O fato de se tratar de um curso de agropecuária biodinâmica voltado para a complementação profissional de multiplicadores significa que, além dos profissionais destas áreas (como agricultores, agrônomos, pesquisadores, empresários, gestores, veterinários, pecuaristas e outros) o curso também contempla todo profissional que esteja procurando compatibilizar a sua atuação com a regenerabilidade ambiental e social.

Também consumidores tem participado do curso encontrando elementos, estímulo e capacitação para uma atuação efetiva em prol da regenerabilidade a partir da posição e local onde vivem.

 Os entrevistados responderam às seguintes perguntas:

1. Para você, o que significa o curso de Agricultura Biodinâmica?
2. Quais razões você mencionaria para motivar uma pessoa interessada no curso?

Veja o que disseram:

Marcelo Tabaré Cardozo Posada (SP)
1. “Significa a abertura mental para outras possibilidades, tanto na área agrícola como na vida mesma em geral. Desprogramar alguns conceitos pré-adquiridos e aprender a pensar e observar de uma forma diferente.”
2. “Entender que o universo pode ser visto e entendido de uma forma diferente. Um desafio para quem quer continuar a crescer.”

Rafael Piva (PR)
1. “Significa ver o mundo de uma nova forma, aprendendo e complementando idéias que servirão para formar um planeta mais equilibrado e justo.”
2. “Utilização de novos sentidos. Contato com a Natureza / Liberdade. Conhecimento a todo tempo com os professores e colegas. Sentimento de fazer parte de uma comunidade.”

Luzia Natalina Pereira (SP)
1. “Eu sentia que um novo ciclo estava se iniciando, mas não sabia que rumo tomar, o que fazer, o que esperar. O universo me colocou nesse curso não por acaso, mas com um objetivo, resgatar toda minha espiritualidade. Esse curso não foi um simples curso de agricultura, mas tenho certeza que já mudou o rumo da minha vida.”
2. “Faça o curso! Sua vida nunca mais será a mesma. Você vai se descobrir, além de descobrir um mundo todo novo. Será uma surpresa imensamente gratificante. Serão semanas que nunca mais irá esquecer.”

Luiz Carlos Shiguemitsu Monobi (PR)
1. “Para algumas pessoas o curso pode ser um passo em seu desenvolvimento pessoal e espiritual, e para outras pessoas o primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto de agricultura mais coerente e humano. Graças ao curso, sinto que estou nos dois caminhos, ambos de muitas mudanças. E percebo que tomar a decisão de fazer o curso já é resultado de um desejo de mudanças.”
2. “Uma nova forma de ver a Natureza, a Agricultura e os próprios colegas de turma. A diversidade dentro do grupo traz muita troca de informações, de conhecimento, de cultura. O grupo se une e surgem grandes e maravilhosas amizades.”

Andréia Cristina Veiga (SP)
1. “Significa um encontro fecundo, com riquíssimo conteúdo programático transmitido por capacitados professores que vivem interiormente e na prática as experiências e temas compartilhados. Significa a rara oportunidade de participar ativamente de experiências práticas.

Trata-se de um curso que desperta, motiva e fortalece a vontade de atuarmos no mundo, já a partir da nossa vida cotidiana, de maneira mais integrativa, isto é, considerando o homem, seu meio e os demais reinos como um organismo que se interrelaciona o tempo todo.
Considerando que a agricultura atua e envolve todos os âmbitos da vida este é um curso essencial para todo ser humano que busca compreender com sinceridade os fundamentos da vida em sua amplidão.”

2. ”É um curso essencial para quem deseja conhecer como são produzidos atualmente os gêneros alimentícios e quais são as alternativas para um novo caminho de produção e relação com a terra.
Aqui despertamos a consciência para escolher com liberdade que alimentos desejamos ingerir e que formas de produção queremos apoiar ou desenvolver.

Em uma época onde a cada dia torna-se tão evidente os profundos danos causados ao homem e ao meio ambiente, devido à forma como vem sendo desenvolvida a agricultura e pecuária (agropecuária) é de fato um presente termos um curso como este, onde profissionais das mais diversas áreas tem a oportunidade de ampliar e aprender a lidar de forma mais digna com os reinos minerais, vegetal, animal e humano.
O ambiente do curso é vivificador, em meio à natureza, com uma alimentação saudável, professores extremamente capacitados e com possibilidade riquíssima de troca de experiências entre alunos e professores.”

Evandro Costa Lomba (ES)
1. “Significa ter uma visão holística da Agricultura, na qual o homem terá de se redirecionar para cumprir seu papel de ser o transformador do mundo para tudo e todos.”
2. “Quebra de paradigmas. Pensar coletivamente. Ter consciência de outros pontos de vistas. Incentivo para mudar.”

Paulo Reva Oliva (SP)
1. “O curso de Agricultura Biodinâmica significa uma grande abertura para percepções novas sobre conceitos diferenciados que temos sobre todas as coisas, não só sobre os conceitos da Agricultura. O curso de Agricultura Biodinâmica é uma grande abertura a novas percepções sobre todos os conceitos já pré-estabelecidos que temos, não só a agricultura, mas um novo despertar sobre a sociedade, o meio ambiente, economia e realidade em que vivemos.”
2. “Porque aqui aprendemos e buscamos um mundo real, onde ele seja ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo. Tentando equilibrar a nossa sociedade capitalista acumulativa individualista.”

Thiago Vollo(SP)
1. “O curso serviu para aumentar a percepção dos processos naturais, para que, compreendendo fenômenos que regem a vida de um nível macrocósmico, possamos agir em sintonia com as necessidades do grande organismo vivo.”
2. “Além do aumento das percepções. A antroposofia oferece uma forma de aprendizado, através de vivencias com a música, a arte e a euritmia, que vão além da simples compreensão racionalista e intelectual, aprendemos a experienciar os fenômenos que estão ocorrendo, seja um problema ambiental ou a ocorrência de um fenômeno natural, com todo o nosso ser. Difícil de explicar, maravilhoso de viver.”

Soraia Marion Zardo (SC)
1. “O curso proporciona ampliar e resgatar conhecimentos de maneira a proporcionar uma tomada de consciência.”
2. “Resignificar práticas, manejo e principalmente observações. Agregar ciência para ciência que já praticamos, com a visão de não cristalizar, mas sim somar as boas práticas.”

Mônica Assis de Souza (MS)

1. “Para mim, como docente e ex-participante desse curso, é uma oportunidade de trazer conceitos sobre a pecuária e especialmente, para o organismo Agropecuário. Estes conhecimentos são muito importantes para o pensar vivo e dessa forma, aqueles que procuram o curso poderão vivenciar como trabalhar com a terra, planta, o animal e consigo mesmo, que é o homem através do autoconhecimento.
Para mim é uma realização muito grande poder levar a minha experiência com homeopatia em animais e rebanhos aos alunos e geralmente o que aconteceu é uma troca muito bonita de experiências.”
2. “O curso é importante para aqueles que acreditam que é possível uma agricultura viável baseada no respeito á natureza, onde nós, que somos os agentes das mudanças, agiremos com sensatez, conhecimento e principalmente com pensar vivo.”

Sidinei
– “Significou um espaço de reflexão que ajudou a despertar a observação e a vivência do meio em que estamos inseridos, que aperfeiçoou-me para a construção de uma agricultura voltada para vida. Foi o fim e o início de novo ciclo de conhecimentos que dá mais certeza que estamos no caminho certo.”
2-“Que venha com o coração aberto e muita luz para aprender e ensinar e praticar e construir algo para a vida.”

Hilário
1- “Uma nova etapa na minha vida, mudou minha vida pessoal, a relação com as pessoas e com o mundo agrícola, o modo de ver as coisas. As pessoas com quem costumo me relacionar tambem conseguem ver as coisas diferentes e também gostariam de passar por esta experiência.”
2- “Venha encontrar a ti mesmo.
Siga o rumo do teu coração.
Se queres sentir a tua alma.
A oportunidade está na sua mão.”

Leonardo
1- “Existem coisas que fazemos que nos trazem grandes experiências, que são ótimas; mas existem algumas outras coisas que realmente mudam nossa vida, este curso é uma destas. Este curso mudou completamente a minha forma de ver a agricultura, o ser humano e o universo. Este curso abriu uma grande porta para o meu desenvolvimento pessoal. Realmente foi uma das melhores coisas que fiz em toda minha vida.”
2- “Faça. Não importa se você é do campo ou da cidade, este curso é uma grande oportunidade de você se sintonizar em todos os âmbitos da sua vida e da natureza.”

Guithembergue
1- “Uma elaboração consciente do conjunto de forças que estão presentes e unem todos os seres da terra e suas sutis atuações rumo à evolução interior e planetária.”
2- “Aconselharia a vivenciá-lo o mais intensamente possível, como pré-condição de nos tornamos mais cientes de de nossa condição humana e nossa inter-dependência com os outros seres vivos.”

Mauri
1- “Um avanço na agricultura e na vida aprender tudo isso e com qualidade e o local muito preparado. É muito especial. Eu como agricultor desde minha infância me sinto muito feliz por ter vivido tudo isso aqui no curso.”
2- “Tudo o que fosse possivel para tirar todas as dúvidas que ele teria. E como seria importante para a vida dele e das pessoas par se ter um mundo melhor e especial.”

José Basto
1- “O curso significou muito para mim, uma grata experiência.Em cada estágio,gradativamente fui tomando consciência, de que além dos conhecimentos da Agricultura Biodinâmica, recebia precisas e científicas informações, de que tudo na vida está conectado.Também fui beneficiado com a certeza da tomada de que somos espírito e ensinado como conviver feliz e harmoniosamente no mundo material.”
2- “Se queres uma nova e gratificante experiência em sua vida, está em suas mãos dar uma chance à você.

Ricardo Pieroni Jacob
Sobre o Curso de Extensão e Especialização em Agricultura Biodinâmica (Ceabd) quero manifestar minha satisfação por participar da 51° turma do Curso de Agricultura Biodinâmica. Como ex aluno Waldorf pude reviver e relembrar experiências marcantes, muito prazerosas e muito úteis para minha vida, pude reencontrar velhos e queridos amigos como professores e velhos professores como amigos, foi realmente muito gratificante. Como consultor de empresas nas áreas comercial e de recursos humanos posso recomendar esse curso a todos aqueles que buscam encontrar o caminho da sustentabilidade verdadeira para suas vidas , suas empresas e seus negócios.

Fiz muitos novos bons amigos, agricultores, médicos, biólogos, professores, educadores, engenheiros, etc; graças à rica diversificação dos colegas da classe que agora fazem parte de uma vivência muito rica e fraterna que levarei comigo.

Entender os princípios e fundamentos da Antroposofia e aprender sua aplicação para uma agricultura científica voltada para nutrir adequadamente o ser humano em sua jornada evolutiva foram as minhas conquistas nesse curso.

Tenho que confessar que o curso despertou em mim uma enorme vontade de estudar mais assuntos e aprofundar muitos temas, dessa forma seu efeito residual será infinitamente maior do que o que já foi aprendido.

Parabéns aos docentes e a todos os amigos e amigas da secretaria, administração e cozinha, espero que sempre continuem a melhorar e aprimorar o curso.

Um abraço fraterno a todos!

O Instituto Elo tem a grata satisfação de contar com a participação de profissionais técnicos altamente especializados em várias áreas do conhecimento.

Especialização em Agricultura Biodinâmica  (63 turmas desde 1987)

Os docentes abaixo listados revezam-se nas aulas dos cursos do Instituto Elo conforme a sua disponibilidade e local de realização dos mesmos.

  1. Ana Paula Justo
  2. Andrea D'Angelo (Agrônoma) – "Introdução à Agricultura Biodinâmica" -Engenheira Agrônoma. Consultor da Associação Biodinâmica.
  3.  Andri Stahel (Doutor) – "Desenvolvimento social e regenerabilidade" e "Elaboração de Projetos" – Economista, mestre em Economia Internacional (Genebra) e Doutor em Ciências Sociais (Unicamp).
  4.  Claudio Bertalot (Euritmista)– "Teoria do Conhecimento" e "Arte da Fala". Graduado em Euritmia e Dança na Escola Superior de Euritmia em Haia Holanda. Violoncelista e Professor de Euritmia.
  5.  Deborah Beniacar Castro Hermínio (Mestre) – "Confecção dos Preparados" - Enga. Agrônoma. pela Unesp. Responsável pelos preparados biodinâmicos na Associação de Agricultura Biodinâmica. Mestre em Agronomia.
  6.  Eduardo Mendoza (COORDENADOR) - (Doutor) – "Fertilidade de solo" Agrossilvicultura e paisagem" – Tutor Pedagógico dos cursos do Instituto Elo. Eng. Agr. ,Doutor em Energia na Agricultura. Unesp, FCA, Botucatu. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica.
  7.  Egyno Trento (Especialista) – "Projetos e Viabilidade Econômica" – Eng. Agrônomo, especialista em ensino superior, Consultor de empresas em agronegócios orgânicos.
  8.  Geraldo Deffune (PhD) – "Cultivos Integrados e Sistemas de produção/Agroecologia e Alelopatia Aplicadas" - PhD em Agroecologia e Agricultura Sustentável Biológico-dinâmica pelo Wye (Imperial) College, Universidade de Londres, Professor e Pesquisador em Agroecologia Aplicada, Biodinâmica e Biossegurança da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Laranjeiras do Sul – PR.
  9.  Glória Bertalot (Musicista e professora)- "Dinâmicas e Percepção Musical e Canto" - Música, violinista e professora Waldorf. Formada em pedagogia Waldorf no Seminário de Professores em Stuttgart, Alemanha.
  10.  Luciana Gomes de Almeida (Agrônoma) – "Experiências com Extensão" – Engenheira Agrônoma pela UFG. Consultora e Gerente de Consultoria e Projetos da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica.
  11. Marco Bertalot-Bay (Mestre) – "Introdução à Antroposofia e Economia Associativa" - Economista (Unicamp), Especialista em Gestão Empresarial (Unifac) e mestre em Geografia (IG Unicamp), diretor do Instituto Elo na área de Formação de Redes Associativas.
  12.  Maria José Bertalot (COORDENADORA) (Doutora) – "Paisagem e Agrossilvicultura", "Metodologia do Ensino Superior" - Bióloga , bacharelado e licenciatura –UNICAMP, mestre e doutora em Agronomia pela UNESP - FCA - Botucatu. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica.
  13.  Mônica Maffei (professora de Música) - "Dinâmicas e Percepção Musical e Canto" – professora de Música.
  14.  Mônica de Souza (Especialista) – "Saúde e Terapias" - Veterinária homeopata, Consultora. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica.
  15.  Pedro Jovchelevich (Doutor) – "Fenomenologia, Apresentação dos Trabalhos de Fenomenologia e astronomia" – Engenheiro Agrônomo pela ESALQ. Doutor em Agronomia , Unesp, Consultor e gerente da Associação Biodinâmica.
  16.  Raquel Soraggi (Especialista) - "Consultoria Biodinâmica" – Bióloga, especialista em Cafeicultura Empresarial (Lavras), diretora e consultora da Associação Biodinâmica.
  17.  René Piamonte (Doutor) – "Organismo Agrícola e Preparados Biodinâmicos"- Engenheiro Agrônomo pela Esalq, USP – Consultor de Agricultura Biodinâmica na Argentina.

curso de agricultura biodinamica na pratica

As atividades programadas para este curso, a exemplo da própria temática e suas características específicas, fazem parte de um todo orgânico. Cada aula, cada atividade, o ritmo diário e também cada um dos módulos é estruturado em função do curso como um todo. Quem perde o início de uma aula, por exemplo, pode estar perdendo o aspecto processual-qualitativo e cair para um aproveitamento meramente quantitativo dos conteúdos apresentados. Por esse motivo, é recomendável manter os horários.

A compreensão destes aspectos, o apoio e a participação ativa de todos os participantes são considerados imprescindíveis para garantir o resultado esperado. Os objetivos das aulas de "dinâmicas e práticas a campo" vão muito além do aspecto lúdico e desempenham um papel central no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades dos participantes do ponto de vista do que foi exposto quanto às características específicas da agricultura biológico-dinâmica.

Os módulos presenciais são realizados nas dependências da Casa Somé (sala de aula, refeitório, dormitório), Bairro Demétria, Botucatu-SP, sede do Instituto Elo. As visitas a campo são realizadas nas instalações da Chácara Somé, algumas propriedades vizinhas como a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (com Biblioteca, Laboratório, Campos de Pesquisa).

Os módulos presenciais são realizados através de aulas expositivas, seminarísticas e práticas a campo e contam com quadro negro, quadro branco e equipamento de ‘data-show’.

As aulas de artes plásticas são realizadas com aquarela, lápis, carvão de desenho em espaço apropriado. Todas as atividades realizadas no curso giram entorno ao objetivo de aprender a aprender com a vida.

O Curso de Agricultura Biodinâmica oferece uma variedade de aulas práticas nas quais os participantes desenvolvem a autonomia de que necessitam para tornarem-se agricultores biodinâmicos.

Por exemplo:  fazer um composto “conforme manda o figurino” é sabidamente arte e ciência ao mesmo tempo. E isso não se aprende sem sair da sala de aulas. É como fazer pão: você pode até ter a receita, mas precisa lidar também com o calor, com o ar, com a água e com os materiais nas proporções e da maneira que é adequada às condições daquela situação específica.

No caso da agricultura há ainda mais condicionantes que fogem ao controle do agricultor. É só pensar nas condições climáticas. Portanto não basta seguir à risca algum receituário da compostagem quando se quer atingir o “estado da arte” em biodinâmica. Somente a “mão na massa” e a experiência obtida através dos anos é que permitem o aprendizado para a produção de um bom composto numa determinada e específica situação.

Além de tudo isso e ao contrário do que é habitual no caso da adubação química (que se baseia em números de análises de solo para suprir também numericamente as necessidades das plantas), do ponto de vista da Agricultura Biodinâmica, adubar significa levar vida para o solo. Isso porque a vida no solo (os micro-organismos) é a única capaz de disponibilizar os nutrientes na composição e na medida adequada ao crescimento sadio das culturas.

Atividades complementares não presenciais como estudo da apostila e realização de trabalhos são
realizadas pelos alunos nos intervalos entre módulos.

A frequência mínima é de 75% de presença em cada uma das disciplinas e o controle de frequência é feito através de assinatura pelos alunos de lista de presença previamente elaborada para cada aula proferida e rubricada pelo professor que ministrou a disciplina.

Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização, ou Extensão Universitária para quem não possui curso de graduação.

Para obtenção do Certificado emitido pela Faculdade Galileu e assinados pelo representante do Instituto Elo, o participante deverá obter média sete (7) e no mínimo 75% de presença em cada uma das disciplinas do curso.

Os Certificados são emitidos e chancelados pela Faculdade Galileu, depois de satisfeitos todos os requisitos da legislação vigente e atendida toda a documentação exigida.

  • Módulos e Carga Horária

    Cronograma da Turma 67

    Módulo 1: Terra - de 11 a 18 de novembro/2017
    Módulo 2: Planta - de 17 a 24 de fevereiro/2018
    Módulo 3: Animal - 7 a 14 de abril/2018
    Módulo 4: Homem - 4 a 11 de agosto/2018
    Módulo 5: Projeto - 27 de outubro a 5 de novembro/2018

     

    Os cinco módulos de sete dias cada são realizados no decorrer de aproximadamente 18 meses. São 360 horas/aula presenciais (teóricas e práticas) e 90 horas/aula destinadas ao estudo individual e à elaboração orientada do Projeto Biodinâmico a título de Trabalho de Conclusão de Curso. Total 450 horas/aula.

  • Investimento

    Amplie o seu raio de ação e competência profissional diante das questões ambientais e sociais que atualmente demandam mudanças profundas em todas as frentes!

    Turma 67 - Módulo 1 - de 11 a 18 de novembro de 2017

    SMARTPHONES: Deslize a tela lateralmente para visualizar toda a tabela
    Condição Especial com parcelas menores para inscrições antecipadas.
    O valor do curso contempla 360 aulas presenciais em 36 dias de curso divididos em cinco módulos, mais o acesso a plataforma de estudos e a orientação de estudos individuais entre os módulos.
    Até 30/09/17 Até 31/10/17 Após 31/10/17
    20 x 740 19 x 779 18 x 823

    Hospedagem opcional em nossa sede
    Em nossa sede, os participantes ficam hospedados em quartos para até quatro pessoas, com hospedagem completa para os cinco módulos, com todas as refeições e pernoites dos 36 dias de curso.
    Até 30/09/17 Até 31/10/17 Após 31/10/17
    20 x 280 19 x 295 18 x 312

    A mensalidade será reajustada pela inflação (IGPM) a partir da 13ª parcela.

    As vagas são limitadas e confirmadas mediante o envio do comprovante do depósito da sua inscrição.

    Faça sua reserva de vaga no formulário acima para completar sua inscrição.

    Importante:
    Se necessário, a data de realização do Módulo 1 pode ser adiada caso não tenhamos o número mínimo de inscritos.

    Você pode se inscrever para participar somente do primeiro módulo presencial, sem assumir o compromisso financeiro do curso completo.
    Acreditamos que no final da semana do Módulo 1, você terá uma ideia mais clara e objetiva sobre o que o curso de fato lhe oferece e se atende suas expectativas e necessidades profissionais e pessoais, podendo assim decidir se vai assumir o investimento total do curso completo e participar dos próximos módulos.

    Por isso o seu compromisso financeiro com o preço total do curso completo e a sua matrícula definitiva são confirmados somente mediante a assinatura do contrato juntamente com a entrega dos documentos solicitados, ao final deste primeiro módulo.

    Caso sua opção seja em não continuar, faremos o acerto financeiro de R$ 3.847,20 referente a esse primeiro módulo que você realizou, onde aproveitamos o valor que você já tenha depositado.

    Aguardamos seu contato!
    Equipe Elo.

  • Público Alvo e Depoimentos

    A experiência obtida através da realização deste curso demonstrou que tanto os docentes quanto os participantes consideram frutífera a composição heterogênea das turmas.

    O fato de se tratar de um curso de agropecuária biodinâmica voltado para a complementação profissional de multiplicadores significa que, além dos profissionais destas áreas (como agricultores, agrônomos, pesquisadores, empresários, gestores, veterinários, pecuaristas e outros) o curso também contempla todo profissional que esteja procurando compatibilizar a sua atuação com a regenerabilidade ambiental e social.

    Também consumidores tem participado do curso encontrando elementos, estímulo e capacitação para uma atuação efetiva em prol da regenerabilidade a partir da posição e local onde vivem.

     Os entrevistados responderam às seguintes perguntas:

    1. Para você, o que significa o curso de Agricultura Biodinâmica?
    2. Quais razões você mencionaria para motivar uma pessoa interessada no curso?

    Veja o que disseram:

    Marcelo Tabaré Cardozo Posada (SP)
    1. “Significa a abertura mental para outras possibilidades, tanto na área agrícola como na vida mesma em geral. Desprogramar alguns conceitos pré-adquiridos e aprender a pensar e observar de uma forma diferente.”
    2. “Entender que o universo pode ser visto e entendido de uma forma diferente. Um desafio para quem quer continuar a crescer.”

    Rafael Piva (PR)
    1. “Significa ver o mundo de uma nova forma, aprendendo e complementando idéias que servirão para formar um planeta mais equilibrado e justo.”
    2. “Utilização de novos sentidos. Contato com a Natureza / Liberdade. Conhecimento a todo tempo com os professores e colegas. Sentimento de fazer parte de uma comunidade.”

    Luzia Natalina Pereira (SP)
    1. “Eu sentia que um novo ciclo estava se iniciando, mas não sabia que rumo tomar, o que fazer, o que esperar. O universo me colocou nesse curso não por acaso, mas com um objetivo, resgatar toda minha espiritualidade. Esse curso não foi um simples curso de agricultura, mas tenho certeza que já mudou o rumo da minha vida.”
    2. “Faça o curso! Sua vida nunca mais será a mesma. Você vai se descobrir, além de descobrir um mundo todo novo. Será uma surpresa imensamente gratificante. Serão semanas que nunca mais irá esquecer.”

    Luiz Carlos Shiguemitsu Monobi (PR)
    1. “Para algumas pessoas o curso pode ser um passo em seu desenvolvimento pessoal e espiritual, e para outras pessoas o primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto de agricultura mais coerente e humano. Graças ao curso, sinto que estou nos dois caminhos, ambos de muitas mudanças. E percebo que tomar a decisão de fazer o curso já é resultado de um desejo de mudanças.”
    2. “Uma nova forma de ver a Natureza, a Agricultura e os próprios colegas de turma. A diversidade dentro do grupo traz muita troca de informações, de conhecimento, de cultura. O grupo se une e surgem grandes e maravilhosas amizades.”

    Andréia Cristina Veiga (SP)
    1. “Significa um encontro fecundo, com riquíssimo conteúdo programático transmitido por capacitados professores que vivem interiormente e na prática as experiências e temas compartilhados. Significa a rara oportunidade de participar ativamente de experiências práticas.

    Trata-se de um curso que desperta, motiva e fortalece a vontade de atuarmos no mundo, já a partir da nossa vida cotidiana, de maneira mais integrativa, isto é, considerando o homem, seu meio e os demais reinos como um organismo que se interrelaciona o tempo todo.
    Considerando que a agricultura atua e envolve todos os âmbitos da vida este é um curso essencial para todo ser humano que busca compreender com sinceridade os fundamentos da vida em sua amplidão.”

    2. ”É um curso essencial para quem deseja conhecer como são produzidos atualmente os gêneros alimentícios e quais são as alternativas para um novo caminho de produção e relação com a terra.
    Aqui despertamos a consciência para escolher com liberdade que alimentos desejamos ingerir e que formas de produção queremos apoiar ou desenvolver.

    Em uma época onde a cada dia torna-se tão evidente os profundos danos causados ao homem e ao meio ambiente, devido à forma como vem sendo desenvolvida a agricultura e pecuária (agropecuária) é de fato um presente termos um curso como este, onde profissionais das mais diversas áreas tem a oportunidade de ampliar e aprender a lidar de forma mais digna com os reinos minerais, vegetal, animal e humano.
    O ambiente do curso é vivificador, em meio à natureza, com uma alimentação saudável, professores extremamente capacitados e com possibilidade riquíssima de troca de experiências entre alunos e professores.”

    Evandro Costa Lomba (ES)
    1. “Significa ter uma visão holística da Agricultura, na qual o homem terá de se redirecionar para cumprir seu papel de ser o transformador do mundo para tudo e todos.”
    2. “Quebra de paradigmas. Pensar coletivamente. Ter consciência de outros pontos de vistas. Incentivo para mudar.”

    Paulo Reva Oliva (SP)
    1. “O curso de Agricultura Biodinâmica significa uma grande abertura para percepções novas sobre conceitos diferenciados que temos sobre todas as coisas, não só sobre os conceitos da Agricultura. O curso de Agricultura Biodinâmica é uma grande abertura a novas percepções sobre todos os conceitos já pré-estabelecidos que temos, não só a agricultura, mas um novo despertar sobre a sociedade, o meio ambiente, economia e realidade em que vivemos.”
    2. “Porque aqui aprendemos e buscamos um mundo real, onde ele seja ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo. Tentando equilibrar a nossa sociedade capitalista acumulativa individualista.”

    Thiago Vollo(SP)
    1. “O curso serviu para aumentar a percepção dos processos naturais, para que, compreendendo fenômenos que regem a vida de um nível macrocósmico, possamos agir em sintonia com as necessidades do grande organismo vivo.”
    2. “Além do aumento das percepções. A antroposofia oferece uma forma de aprendizado, através de vivencias com a música, a arte e a euritmia, que vão além da simples compreensão racionalista e intelectual, aprendemos a experienciar os fenômenos que estão ocorrendo, seja um problema ambiental ou a ocorrência de um fenômeno natural, com todo o nosso ser. Difícil de explicar, maravilhoso de viver.”

    Soraia Marion Zardo (SC)
    1. “O curso proporciona ampliar e resgatar conhecimentos de maneira a proporcionar uma tomada de consciência.”
    2. “Resignificar práticas, manejo e principalmente observações. Agregar ciência para ciência que já praticamos, com a visão de não cristalizar, mas sim somar as boas práticas.”

    Mônica Assis de Souza (MS)

    1. “Para mim, como docente e ex-participante desse curso, é uma oportunidade de trazer conceitos sobre a pecuária e especialmente, para o organismo Agropecuário. Estes conhecimentos são muito importantes para o pensar vivo e dessa forma, aqueles que procuram o curso poderão vivenciar como trabalhar com a terra, planta, o animal e consigo mesmo, que é o homem através do autoconhecimento.
    Para mim é uma realização muito grande poder levar a minha experiência com homeopatia em animais e rebanhos aos alunos e geralmente o que aconteceu é uma troca muito bonita de experiências.”
    2. “O curso é importante para aqueles que acreditam que é possível uma agricultura viável baseada no respeito á natureza, onde nós, que somos os agentes das mudanças, agiremos com sensatez, conhecimento e principalmente com pensar vivo.”

    Sidinei
    – “Significou um espaço de reflexão que ajudou a despertar a observação e a vivência do meio em que estamos inseridos, que aperfeiçoou-me para a construção de uma agricultura voltada para vida. Foi o fim e o início de novo ciclo de conhecimentos que dá mais certeza que estamos no caminho certo.”
    2-“Que venha com o coração aberto e muita luz para aprender e ensinar e praticar e construir algo para a vida.”

    Hilário
    1- “Uma nova etapa na minha vida, mudou minha vida pessoal, a relação com as pessoas e com o mundo agrícola, o modo de ver as coisas. As pessoas com quem costumo me relacionar tambem conseguem ver as coisas diferentes e também gostariam de passar por esta experiência.”
    2- “Venha encontrar a ti mesmo.
    Siga o rumo do teu coração.
    Se queres sentir a tua alma.
    A oportunidade está na sua mão.”

    Leonardo
    1- “Existem coisas que fazemos que nos trazem grandes experiências, que são ótimas; mas existem algumas outras coisas que realmente mudam nossa vida, este curso é uma destas. Este curso mudou completamente a minha forma de ver a agricultura, o ser humano e o universo. Este curso abriu uma grande porta para o meu desenvolvimento pessoal. Realmente foi uma das melhores coisas que fiz em toda minha vida.”
    2- “Faça. Não importa se você é do campo ou da cidade, este curso é uma grande oportunidade de você se sintonizar em todos os âmbitos da sua vida e da natureza.”

    Guithembergue
    1- “Uma elaboração consciente do conjunto de forças que estão presentes e unem todos os seres da terra e suas sutis atuações rumo à evolução interior e planetária.”
    2- “Aconselharia a vivenciá-lo o mais intensamente possível, como pré-condição de nos tornamos mais cientes de de nossa condição humana e nossa inter-dependência com os outros seres vivos.”

    Mauri
    1- “Um avanço na agricultura e na vida aprender tudo isso e com qualidade e o local muito preparado. É muito especial. Eu como agricultor desde minha infância me sinto muito feliz por ter vivido tudo isso aqui no curso.”
    2- “Tudo o que fosse possivel para tirar todas as dúvidas que ele teria. E como seria importante para a vida dele e das pessoas par se ter um mundo melhor e especial.”

    José Basto
    1- “O curso significou muito para mim, uma grata experiência.Em cada estágio,gradativamente fui tomando consciência, de que além dos conhecimentos da Agricultura Biodinâmica, recebia precisas e científicas informações, de que tudo na vida está conectado.Também fui beneficiado com a certeza da tomada de que somos espírito e ensinado como conviver feliz e harmoniosamente no mundo material.”
    2- “Se queres uma nova e gratificante experiência em sua vida, está em suas mãos dar uma chance à você.

    Ricardo Pieroni Jacob
    Sobre o Curso de Extensão e Especialização em Agricultura Biodinâmica (Ceabd) quero manifestar minha satisfação por participar da 51° turma do Curso de Agricultura Biodinâmica. Como ex aluno Waldorf pude reviver e relembrar experiências marcantes, muito prazerosas e muito úteis para minha vida, pude reencontrar velhos e queridos amigos como professores e velhos professores como amigos, foi realmente muito gratificante. Como consultor de empresas nas áreas comercial e de recursos humanos posso recomendar esse curso a todos aqueles que buscam encontrar o caminho da sustentabilidade verdadeira para suas vidas , suas empresas e seus negócios.

    Fiz muitos novos bons amigos, agricultores, médicos, biólogos, professores, educadores, engenheiros, etc; graças à rica diversificação dos colegas da classe que agora fazem parte de uma vivência muito rica e fraterna que levarei comigo.

    Entender os princípios e fundamentos da Antroposofia e aprender sua aplicação para uma agricultura científica voltada para nutrir adequadamente o ser humano em sua jornada evolutiva foram as minhas conquistas nesse curso.

    Tenho que confessar que o curso despertou em mim uma enorme vontade de estudar mais assuntos e aprofundar muitos temas, dessa forma seu efeito residual será infinitamente maior do que o que já foi aprendido.

    Parabéns aos docentes e a todos os amigos e amigas da secretaria, administração e cozinha, espero que sempre continuem a melhorar e aprimorar o curso.

    Um abraço fraterno a todos!

  • Docentes

    O Instituto Elo tem a grata satisfação de contar com a participação de profissionais técnicos altamente especializados em várias áreas do conhecimento.

    Especialização em Agricultura Biodinâmica  (63 turmas desde 1987)

    Os docentes abaixo listados revezam-se nas aulas dos cursos do Instituto Elo conforme a sua disponibilidade e local de realização dos mesmos.

    1. Ana Paula Justo
    2. Andrea D'Angelo (Agrônoma) – "Introdução à Agricultura Biodinâmica" -Engenheira Agrônoma. Consultor da Associação Biodinâmica.
    3.  Andri Stahel (Doutor) – "Desenvolvimento social e regenerabilidade" e "Elaboração de Projetos" – Economista, mestre em Economia Internacional (Genebra) e Doutor em Ciências Sociais (Unicamp).
    4.  Claudio Bertalot (Euritmista)– "Teoria do Conhecimento" e "Arte da Fala". Graduado em Euritmia e Dança na Escola Superior de Euritmia em Haia Holanda. Violoncelista e Professor de Euritmia.
    5.  Deborah Beniacar Castro Hermínio (Mestre) – "Confecção dos Preparados" - Enga. Agrônoma. pela Unesp. Responsável pelos preparados biodinâmicos na Associação de Agricultura Biodinâmica. Mestre em Agronomia.
    6.  Eduardo Mendoza (COORDENADOR) - (Doutor) – "Fertilidade de solo" Agrossilvicultura e paisagem" – Tutor Pedagógico dos cursos do Instituto Elo. Eng. Agr. ,Doutor em Energia na Agricultura. Unesp, FCA, Botucatu. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica.
    7.  Egyno Trento (Especialista) – "Projetos e Viabilidade Econômica" – Eng. Agrônomo, especialista em ensino superior, Consultor de empresas em agronegócios orgânicos.
    8.  Geraldo Deffune (PhD) – "Cultivos Integrados e Sistemas de produção/Agroecologia e Alelopatia Aplicadas" - PhD em Agroecologia e Agricultura Sustentável Biológico-dinâmica pelo Wye (Imperial) College, Universidade de Londres, Professor e Pesquisador em Agroecologia Aplicada, Biodinâmica e Biossegurança da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Laranjeiras do Sul – PR.
    9.  Glória Bertalot (Musicista e professora)- "Dinâmicas e Percepção Musical e Canto" - Música, violinista e professora Waldorf. Formada em pedagogia Waldorf no Seminário de Professores em Stuttgart, Alemanha.
    10.  Luciana Gomes de Almeida (Agrônoma) – "Experiências com Extensão" – Engenheira Agrônoma pela UFG. Consultora e Gerente de Consultoria e Projetos da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica.
    11. Marco Bertalot-Bay (Mestre) – "Introdução à Antroposofia e Economia Associativa" - Economista (Unicamp), Especialista em Gestão Empresarial (Unifac) e mestre em Geografia (IG Unicamp), diretor do Instituto Elo na área de Formação de Redes Associativas.
    12.  Maria José Bertalot (COORDENADORA) (Doutora) – "Paisagem e Agrossilvicultura", "Metodologia do Ensino Superior" - Bióloga , bacharelado e licenciatura –UNICAMP, mestre e doutora em Agronomia pela UNESP - FCA - Botucatu. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica.
    13.  Mônica Maffei (professora de Música) - "Dinâmicas e Percepção Musical e Canto" – professora de Música.
    14.  Mônica de Souza (Especialista) – "Saúde e Terapias" - Veterinária homeopata, Consultora. Especialização pelo Instituto ELO/UNIUBE em Agricultura Biodinâmica.
    15.  Pedro Jovchelevich (Doutor) – "Fenomenologia, Apresentação dos Trabalhos de Fenomenologia e astronomia" – Engenheiro Agrônomo pela ESALQ. Doutor em Agronomia , Unesp, Consultor e gerente da Associação Biodinâmica.
    16.  Raquel Soraggi (Especialista) - "Consultoria Biodinâmica" – Bióloga, especialista em Cafeicultura Empresarial (Lavras), diretora e consultora da Associação Biodinâmica.
    17.  René Piamonte (Doutor) – "Organismo Agrícola e Preparados Biodinâmicos"- Engenheiro Agrônomo pela Esalq, USP – Consultor de Agricultura Biodinâmica na Argentina.
  • Metodologia de Ensino

    curso de agricultura biodinamica na pratica

    As atividades programadas para este curso, a exemplo da própria temática e suas características específicas, fazem parte de um todo orgânico. Cada aula, cada atividade, o ritmo diário e também cada um dos módulos é estruturado em função do curso como um todo. Quem perde o início de uma aula, por exemplo, pode estar perdendo o aspecto processual-qualitativo e cair para um aproveitamento meramente quantitativo dos conteúdos apresentados. Por esse motivo, é recomendável manter os horários.

    A compreensão destes aspectos, o apoio e a participação ativa de todos os participantes são considerados imprescindíveis para garantir o resultado esperado. Os objetivos das aulas de "dinâmicas e práticas a campo" vão muito além do aspecto lúdico e desempenham um papel central no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades dos participantes do ponto de vista do que foi exposto quanto às características específicas da agricultura biológico-dinâmica.

    Os módulos presenciais são realizados nas dependências da Casa Somé (sala de aula, refeitório, dormitório), Bairro Demétria, Botucatu-SP, sede do Instituto Elo. As visitas a campo são realizadas nas instalações da Chácara Somé, algumas propriedades vizinhas como a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (com Biblioteca, Laboratório, Campos de Pesquisa).

    Os módulos presenciais são realizados através de aulas expositivas, seminarísticas e práticas a campo e contam com quadro negro, quadro branco e equipamento de ‘data-show’.

    As aulas de artes plásticas são realizadas com aquarela, lápis, carvão de desenho em espaço apropriado. Todas as atividades realizadas no curso giram entorno ao objetivo de aprender a aprender com a vida.

    O Curso de Agricultura Biodinâmica oferece uma variedade de aulas práticas nas quais os participantes desenvolvem a autonomia de que necessitam para tornarem-se agricultores biodinâmicos.

    Por exemplo:  fazer um composto “conforme manda o figurino” é sabidamente arte e ciência ao mesmo tempo. E isso não se aprende sem sair da sala de aulas. É como fazer pão: você pode até ter a receita, mas precisa lidar também com o calor, com o ar, com a água e com os materiais nas proporções e da maneira que é adequada às condições daquela situação específica.

    No caso da agricultura há ainda mais condicionantes que fogem ao controle do agricultor. É só pensar nas condições climáticas. Portanto não basta seguir à risca algum receituário da compostagem quando se quer atingir o “estado da arte” em biodinâmica. Somente a “mão na massa” e a experiência obtida através dos anos é que permitem o aprendizado para a produção de um bom composto numa determinada e específica situação.

    Além de tudo isso e ao contrário do que é habitual no caso da adubação química (que se baseia em números de análises de solo para suprir também numericamente as necessidades das plantas), do ponto de vista da Agricultura Biodinâmica, adubar significa levar vida para o solo. Isso porque a vida no solo (os micro-organismos) é a única capaz de disponibilizar os nutrientes na composição e na medida adequada ao crescimento sadio das culturas.

    Atividades complementares não presenciais como estudo da apostila e realização de trabalhos são
    realizadas pelos alunos nos intervalos entre módulos.

    A frequência mínima é de 75% de presença em cada uma das disciplinas e o controle de frequência é feito através de assinatura pelos alunos de lista de presença previamente elaborada para cada aula proferida e rubricada pelo professor que ministrou a disciplina.

  • Certificado

    Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização, ou Extensão Universitária para quem não possui curso de graduação.

    Para obtenção do Certificado emitido pela Faculdade Galileu e assinados pelo representante do Instituto Elo, o participante deverá obter média sete (7) e no mínimo 75% de presença em cada uma das disciplinas do curso.

    Os Certificados são emitidos e chancelados pela Faculdade Galileu, depois de satisfeitos todos os requisitos da legislação vigente e atendida toda a documentação exigida.

REALIZAÇÃO

EM PARCERIA COM




Desejo receber mais informações
sobre a próxima turma:

DMC Firewall is a Joomla Security extension!