Agricultura Biodinâmica

A Agricultura Biodinâmica e as Abelhas

Porque elas estão morrendo?

Quem conhece um pouco a Agricultura Biodinâmica sabe da importância das abelhas na formação do organismo agropecuário e no âmbito da vida.

Rudolf Steiner dedicou-lhes um ciclo inteiro de palestras (publicadas em português pela Editora Antroposófica) atendendo a perguntas dos operários que trabalhavam na construção do primeiro Goetheanum (sede da Sociedade Antroposófica na Suíça).

Leia mais...

Acidez e Alcalinidade nos Solos e Organismos

Em tempos em que a superficialidade toma conta da nossa percepção de mundo é oportuno desenvolver a habilidade de pensar e apreender processos vitais em lugar de enquadrá-los em nossas mentes calcificadas.

Esse esforço ganha maior importância diante da urgência de se mostrar que a agricultura biodinâmica, por exemplo, não é simplesmente implantada nos trópicos como se estivéssemos na Europa onde ela surgiu. Aqui no Brasil temos pesquisadores e cientistas que trabalham conscientemente nessa frente de adequação dos seus princípios.

Leia mais...

O agronegócio brasileiro de exportação

Considerando as recentes e repetidas propagandas televisivas sobre os louváveis esforços produtivos do agronegócio brasileiro de exportação e a polêmica sobre o fato de que os pequenos e médios produtores familiares são os que mais abastecem o país com alimentos (mais de 70%) e geram renda e empregos (mais de 87%); creio serem oportunos alguns comentários imparciais. Além do agronegócio escravizar os produtores aos especuladores internacionais que dominam os preços das "commodities", essas exportações são absurdas do ponto de vista energético e logístico, como explico no final.

Leia mais...

especialização em agricultura biodinamica


INÍCIO PRÓXIMA TURMA:
11 de novembro de 2017

Veja mais informações



Assine o nosso informativo:

Our website is protected by DMC Firewall!