Agricultura Biodinâmica

O prof. Edmar J. Kiehl que conheci

Parte 1. Quando o mal para um reverte em bem para a ciência.Prof. Edmar J. Kiehl

ESALQ. Início dos anos de 1960. Ala sul do Pavilhão de Agricultura. Sentado à mesa em seu gabinete, o Prof. Guido Ranzani, Catedrático da 13ª Cadeira, Solos e Agrotecnia, solicita ao Prof. Edmar José Kiehl, Professor Assistente (Livre-Docente) da mesma cadeira, que venha até ele para uma importante comunicação. Ranzani, que fora assistente auxiliar da 2ª Cadeira (Química Agrícola), tornara-se catedrático em 1957, em concurso para a 13ª Cadeira. 

— Kiehl, diz ele. — Você sabe perfeitamente que a Escola está passando por grandes reformas: as cadeiras não mais existirão, vindo em seus lugares os departamentos. No nosso caso, a 13ª Cadeira irá se juntar à 18ª Cadeira (Geologia e Mineralogia) para formar o Departamento de Solos e Geologia. Está ciente disso, não?

Leia mais...

Uma grande vitória para a agricultura Orgânica e Biodinâmica

Livro Sistema de Produção Orgânica da SojaA Itaipu Binacional lançou, em parceria com a EMBRAPA, o livro Sistema de Produção Orgânica da Soja.

A Itaipu Binacional informou que pretende dobrar, nos próximos três anos, o seu programa de apoio à agricultura orgânica e sustentável da Região Oeste do Paraná. Isso poderá beneficiar também as propriedades que praticam a Agricultura Biodinâmica. Atualmente, o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu, que atende cerca de 1.600 produtores conveniados, incentiva os agricultores a optarem pela conversão de suas propriedades, migrando do sistema convencional para o manejo orgânico, sem o uso de adubos químicos e outros agrotóxicos. O objetivo da Estatal é estender o programa para mais de três mil famílias.

Leia mais...

Soja Biodinâmica. Uma alternativa promissora.

soja biodinâmicaQuem apostou no manejo biodinâmico para a soja e milho, não quer nem ouvir falar do produto convencional!

Os produtores de soja e milho, acostumados com o cultivo convencional em enormes áreas rurais, têm plena consciência do desafio que uma transição para o manejo orgânico ou biodinâmico, pode representar. Apesar disso já existem diversos agricultores brasileiros buscando as soluções e iniciando esse processo de conversão. Conforme matéria publicada online, e atualizada em 2014 pelo Canal rural, o cultivo da soja biodinâmica comprovou ser viável no município de São Pedro do Ivaí, no estado do Paraná. O agricultor Valdir Bolognini adotou o modelo biodinâmico em 2007 e afirma que a soja biodinâmica chegou a alcançar um preço 60% maior do que a cultura convencional no mercado de Ponta Grossa. Ainda segundo a matéria, o estado do Paraná possuía em 2014, mais de quatro mil hectares plantados com a soja biodinâmica e toda a produção foi exportada. Lembrando que essa área total, embora extensa, não representa uma única propriedade, mas sim a soma das áreas de diferentes tamanhos, de diversos produtores paranaenses.

Leia mais...

especialização em agricultura biodinamica


INÍCIO PRÓXIMA TURMA:
10 de março de 2018

Veja mais informações



Assine o nosso informativo:

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd