Aplicativo CALENDÁRIO BIODINÂMICO

1 ptA Associação Biodinâmica apresenta o aplicativo do Calendário Biodinâmico para Telefones e Tablets com o sistema Android.

Ferramentas do aplicativo

  • A primeira tela nos apresenta: o calendário mensal, escolha do mês e ano, influências da lua (ritmo sideral) nas plantas, períodos impróprios para o cultivo, fases da lua, lua ascendente e descendente, permite ver as anotação do mês e salvá-las nos documentos de seu aparelho. Temos as notas da Associação Biodinâmica e Sobre o App.
  • Abrindo a agenda diária temos: localização do sol no zodíaco, influência da lua nas plantas, fases da lua, nós lunares, lua ascendente e descendente e perigeu e apogeu. Temos a ferramenta de fazer e editar as anotações e elaboração de relatórios.
  • O banco de dados não depende de conexão de internet e ele ajusta ao fuso horário local. Versão em inglês.

O calendário está baseado na movimentação da Lua ao redor da Terra, no seu ciclo de 27 dias, e em sua passagem através das doze regiões do zodíaco, ritmo sideral. Durante o processo, esse corpo celeste transmite forças cósmicas à Terra e aos diferentes seres que a habitam. Em cada um desses dias, as plantas recebem estímulos cósmicos que atuam sobre o desenvolvimento de seus diferentes órgãos constituintes (raiz, folhas e caules, flores e frutos ) manifestando efeitos benéficos sobre eles.

Na apresentação mensal os efeitos são representados pelos símbolos correspondentes, bem como o horário do início da influência. Podemos também verificar as fases da Lua e períodos de lua ascendente ou descendente. Períodos desfavoráveis são representados por linhas tracejadas (----).

Abrindo a agenda diária temos a localização do Sol no zodíaco e um detalhamento dos eventos astronômicos. Aqui temos a ferramenta de anotações das atividades agrícolas para elaboração de relatórios. Consideramos o horário brasileiro de verão.

a) Dias e horas com efeito sobre a raiz – elemento Terra
Significa que as atividades de semeadura, transplante e cultivo de vegetais cuja produção se desenvolve dentro do solo, formando raízes e tubérculos comestíveis, como beterraba, cenoura, batata, cebola etc., são favorecidas (esse fenômeno depende do grupo de constelações ligadas ao elemento terra, sendo elas Touro, Virgem e Capricórnio. Esses dias trazem bons resultados e uma melhor qualidade de armazenamento para a safra. Ao trabalhar nos apiários, mexendo com as abelhas, se estimula a elaboração de favos.

b) Dias e horas com efeito sobre folhas e caules – elemento Água
Recomenda-se semear, transplantar e cultivar as plantas das quais se pretenda aproveitar as folhas e o caule. Incluem-se aqui couve, saladas, espinafre, chicória, cheiro-verde, cana-de-açúcar e pastagens forrageiras. O transplante é preferível quando coincide com o período de Lua Descendente (nesse período, a seiva das plantas desce, e são favorecidas as atividades relacionadas com a formação ou o transplante de mudas, já que estas enraízam melhor). Também é um período adequado para podas e corte de madeira.

Mais informações no site www.biodinamica.org.br



Assine o nosso informativo:

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd