Sobre o Instituto Elo

Mobilização de Capacidades
para a Regenerabilidade Ambiental e Social

elo3d vO INSTITUTO ELO realiza pesquisas, cursos e apóia a formação de redes para odesenvolvimento da “Economia Associativa”, da "Gestão Empreendedora Associativa" e da “Trimembração do Organismo Social”. A base desse caminho se dá por meio do fortalecimento da autonomia individual para a livre responsabilidade e por meio damobilização de capacidades, técnicas e práticas orientadas para Regenerabilidade Ambiental e Social.

Sua mantenedora, a ASSOCIAÇÃO ELO, é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, fundada em 1 de janeiro de 1991, com sede na Casa Somé, Bairro Demétria, Botucatu-SP.

A Economia Associativa visa a eficiência das ações econômicas e a reversão dos processos de erosão ambiental e de exclusão social. A ação coordenada entre produtores, comerciantes e consumidores permite que as empresas, as instituições e a sociedade como um todo se organizem em função de uma compreensão abrangente, tanto das possibilidades limitadas oferecidas pela Terra como organismo vivo, quanto dos meios adequados para satisfazer as necessidades de desenvolvimento do Ser Humano.

O desenvolvimento de técnicas e de uma ampla cultura de Gestão Empreendedora e Associativa visa mobilizar capacidades empreendedoras que possam responder aos desafios postos pelos "mercados" atuais no sentido da viabilidade econômico-financeira, por um lado, e da integração vertical e horizontal associativa dos empreendimentos por outro. Técnicas e práticas como o comércio justo, a função social do uso do solo e do capital, a canalização de recursos para a educação e a formação profissionalizante, a concessão de créditos, a realização de feiras, de eventos culturais e de educação sócio-ambiental, tomam parte dos temas envolvidos nessa nova cultura de gestão.

Fraternidade econômica, igualdade de direitos e liberdade para o desenvolvimento individual são chaves para uma Trimembração do Organismo Social que corresponda às demandas desses âmbitos da vida social na atualidade.

O Método Científico para o desenvolvimento dos objetivos se dá a partir do Caminho de Conhecimento (ou Epistemologia) inaugurado pelo pensador Rudolf Steiner e que, entre outros, deu origem à fundação da Sociedade Antroposófica Geral e aos conceitos e práticas de Movimentos como o da “Economia Empreendedor-Associativa”, da “Trimembração Social”, da “Agricultura Biológico-Dinâmica”, e da “Pedagogia Waldorf”, entre outros.

  • PESQUISA: experiências práticas no campo econômico e social norteiam as atividades de pesquisa e geração de conteúdos que apontam para o desenvolvimento de estruturas e ferramentas associativas que estimulem a demanda e respectiva produção e comércio de produtos e serviços crescentemente humanos e ecológicos. Um primeiro projeto concluído em nível de mestrado leva o título“Conseqüências ambientais e sociais da atividade agrícola: reflexões epistemológicas sobre a regenerabilidade.“

A publicação dos conteúdos, artigos e informações ocorre por meio dos presentes Sites divulgados no Informativo Chão & Gente ambos disponíveis para o público interessado em geral.

  • CURSOS: O Instituto Elo promove os cursos Extensão e Especialização em Agricultura Biológico-Dinâmica e Extensão e Especialização em Gestão Empreendedora Associativa (Pós-Graduação Lato Sensu- este último em fase de preparo) em parceria com a Universidade de Uberaba e com a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica.
  • FORMAÇÃO DE REDES ASSOCIATIVAS: O Instituto Elo apóia a formação de cadeias de consumo de produtos e serviços crescentemente ecológicos e humanos por meio de parcerias empreendedor-associativas entre Consumidores e Empreendedores nos diversos campos de atuação profissional.

A Rede Chão & Gente representa um início dessa atividade. Por meio de um parceria com a comunidade da Escola Aitiara foi possível dar início ao Movimento Aitiara Chão e Gente na região de Botucatu-SP.


Assine o nosso informativo: