Sobre a pesquisa "Regenerabilidade"

Caro visitante,

Este site contém a íntegra da minha Dissertação de Mestrado defendida em 29 de agosto de 2008 no Instituto de Geociências, Programa de Geografia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de "Análise Ambiental e Dinâmica Terriotorial" sob o titulo: "Conseqüências ambientais e sociais da atividade agrícola: reflexões epistemológicas sobre a regenerabilidade."

Justifica-se a sua publicação no contexto dos conteúdos oferecidos pelo Instituto Elo tanto do ponto de vista da metodologia de abordagem quanto da temática central para o desenvolvimento dos conceitos e idéias da Economia Associativa: 1- a agricultura que deve reconquistar o seu papel central nas atividades econômicas para viabilizar a regenerabilidade das condições (2-) ... ambientais e (3-) ... sociais.

Por outro lado é preciso esclarecer igualmente que se trata mais de um exercício e de uma tentativa de encontrar um caminho científico apropriado do que de um exemplo completo de abordagem metodológica dessa temática.

Um segundo objetivo que justifica a sua publicação na internet é o de considerar essa uma oportunidade para interagir com o leitor interessado contando inclusive com o recurso do comentário, em cada uma das páginas, para deixar registradas as suas observações, sugestões e críticas.

Essa possível interação e co-autoria com leitores interessados no aprofundamento desses temas, abrirá os horizontes para re-trabalhar conteúdos, métodos e contundência da formulação visando uma futura publicação destinada ao público em geral.

Cabe ainda observar que o principal resultado dessa pesquisa não consiste das informações apresentadas. Esse resultado principal torna-se visível na medida em que as relações, as oposições e as características das informações compõem um "conjunto-síntese" por meio da forma em que são apresentadas e re-criadas pela própria atividade interior do leitor. Obrigado pelo interesse!

Botucatu, outubro de 2009

Marco_GravatarMarco Bertalot-Bay
Economista

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7208489387769035


Assine o nosso informativo: