Blog do Instituto

O agronegócio brasileiro de exportação

Considerando as recentes e repetidas propagandas televisivas sobre os louváveis esforços produtivos do agronegócio brasileiro de exportação e a polêmica sobre o fato de que os pequenos e médios produtores familiares são os que mais abastecem o país com alimentos (mais de 70%) e geram renda e empregos (mais de 87%); creio serem oportunos alguns comentários imparciais. Além do agronegócio escravizar os produtores aos especuladores internacionais que dominam os preços das "commodities", essas exportações são absurdas do ponto de vista energético e logístico, como explico no final.

Leia mais...

Escrever um comentário (0 Comentários)

Operação Carne Fraca

operacao carne fracaPara os que ainda tentam minimizar os sérios problemas de qualidade que ocorrem nas mega-indústrias de alimentos, é importante considerar casos como este da "Operação Carne Fraca" e questionar se a Polícia Federal não sofreria pressões para abafá-la se não viesse a público com uma denúncia contundente. Considerando os interesses mercadológicos e geopolíticos internacionais, também vale questionar sobre quem ou que organizações teriam poder suficiente para usar a Polícia Federal numa campanha contra a cadeia produtora de carnes brasileiras.

Leia mais...

Escrever um comentário (0 Comentários)

Acidez e Alcalinidade nos Solos e Organismos

Em tempos em que a superficialidade toma conta da nossa percepção de mundo é oportuno desenvolver a habilidade de pensar e apreender processos vitais em lugar de enquadrá-los em nossas mentes calcificadas.

Esse esforço ganha maior importância diante da urgência de se mostrar que a agricultura biodinâmica, por exemplo, não é simplesmente implantada nos trópicos como se estivéssemos na Europa onde ela surgiu. Aqui no Brasil temos pesquisadores e cientistas que trabalham conscientemente nessa frente de adequação dos seus princípios.

Leia mais...

Escrever um comentário (0 Comentários)

Uma das Origens da Questão Social

Uma das Origens da Questão Social

Enquanto assistimos atônitos ao caos que se espalha pelo mundo ainda nos permitimos (todos) opiniões baseadas na convicção de que "se fizessem o que penso tudo estaria resolvido". E na política dos nossos "representantes" abundam aos berros as promessas de soluções simples para problemas que - sabemos ou deveríamos saber - são mais do que complexos. Os populismos de esquerda e de direita já nem se distinguem. Ganhamos consciência da espuma superficial, mas perdemos a percepção e o entendimento das suas origens abaixo daquilo que se vê e se fotografa.

Leia mais...

Escrever um comentário (0 Comentários)

Quem é que fica em cima do muro?

em cima do muro

Ao ler análises políticas – tanto à direita quanto à esquerda – sinto-me frequentemente como alguém que ao observar o esqueleto humano se satisfaz com a descrição do cranio, da caixa torácica e dos membros sem nem perceber a grandiosa imagem que resulta da visão de conjunto.

Diante da guerra em pleno andamento por todas (todas!) as partes, penso que não haverá saída enquanto não conseguirmos abrigar – em nosso interior – a convivência dos opostos para tornarmo-nos capazes de abarcar e proteger o que é vivo.

Leia mais...

Escrever um comentário (0 Comentários)

Assine o nosso informativo: